Dicas da Lú - Cuidado demais também é ruim!

Olá meus amores!!
Tudo bom com vocês? Espero que todas estejam maravilhosamente bem!!

Hoje o assunto não é o esmalte da semana nem aquela película linda de boa qualidade que sempre venho trazer para vocês.

O assunto agora é o excesso de cuidados.
Isso mesmo! Excesso de cuidados com as unhas e seus malefícios.

Sempre procuro passar pela experiência antes de dar qualquer veredito sobre qualquer que seja o assunto.
E desa vez a experiência foi descobrir o que o excesso de produtos para as unhas ficarem fortes e resistentes causaria nas unhas e em quanto tempo esse excesso de cuidado e proteção se tornaria um problema.

Depois de quase um ano sem ter aquele imprevisto de quebrar as unhas sem ter feito qualquer esforço, minhas unhas estão quebrando com muita facilidade.
Consultei minha dermatologista e descobrimos que isso se deu ao excesso de produtos para deixá-las resistentes.

-Lú, mas como assim produtos que eram para dar força as tonaram fracas?

Simples, se você está tomando alguma medicação para se recuperar ou prevenir de algo, tem que fazer esse tratamento em um determinado período e depois dar descanso para o organismo para terminar de absorver a medicação e fazer o efeito necessário.

Com as unhas não é diferente.
Nossas unhas, assim como o cabelo, são feitas da queratina presente em nosso organismo que se mantém aderidas a pele até as extremidades.
Com o excesso de produtos com queratina e minerais que ajudam no fortalecimento e endurecimento das unhas, elas ficam duras demais e , a qualquer esbarrão ou força acima do habitual, elas se quebram por não estarem flexíveis ao ponto de dobrar levemente em vez de se romper em determinadas situações.

Vou dar um exemplo que aconteceu comigo:
Estava sentada com meu baby no colo e, por ser muito agitado, ele se sacudiu e quase caiu. Consegui segurá-lo pela roupa mas, uma das minhas unhas por estarem muito duras, em vez de ceder e se dobrar um pouco , quebrou com muita facilidade.

Isso ocorreu porque, como já falei em muitos post aqui no blog, uso produtos para fortalecimento e crescimento das unhas a base de queratina e óleo de cravo.

A queratina em excesso ,assim como nos cabelos, causa o endurecimento das fibras e as tornam facilmente quebráveis.
O óleo de cravo causa o mesmo efeito, porém com o adicional de hidratação.

Não é que precisamos abolir esses produtos e vitaminas da rotina de cuidados com as unhas. Mas é preciso um uso com moderação.

Fui usando todos os dias e a cada troca de esmaltação.
Os cremes uso todos os dias nas mãos e unhas e as bases ricas em queratina a cada troca de esmalte que chegavam a três vezes na semana dependendo do meu humor.

É que se algo me acontece e me deixa estressada e/ou ansiosa, eu desconto no esmalte descascando com os dentes , retirando assim aquela cor que estava a pouco tempo nas unhas.
Aí parto pra uma nova cor e decoração que também são escolhidos pelo meu estado de espírito.

Como ultimamente, só tem me acontecidos coisas boas e ruins, ansiedade e nervosismo tomaram conta de mim. As trocas de esmaltes viraram muito frequente e dá-lhe bases de queratina e outros produtos para fortalecimento.
Porém, como já diz o ditado, tudo que é demais estraga.

Hoje minhas unhas estão bem pequenas e quebradiças por conta desse excesso de cuidados e produtos.


A dica da dermatologista foi a seguinte: Cronograma de cuidados para as unhas.

Esse cronograma pode-se fazer de acordo com sua rotina e é bem simples.

Se em uma esmaltação você usou base de fortalecimento, na próxima você usa uma comum e de preferência aquelas que dão efeitos aveludados chamadas Base de cetim.

Com os cremes é da mesma forma. O recomendado é usar todos os dias mas intercalando a cada dois ou três dias as funcionalidades. 
Exemplo: hoje e amanhã você usa um para mãos e unhas que ajuda na hidratação e fortalecimento, nos dois próximos dias você usa um que tenha o efeito só para mãos.
E assim vai intercalando para equilibrar e dar descanso as unhas.

Outra dica trunfo é evitar de retirar cutículas ou retirar somente o excesso para que as unhas tenham a proteção necessária para se rejuvenescer.

Os produtos que eu vou intercalar e que me agradam muito são esses:

A base da Colorama é para ajudar no crescimento mais rápido das unhas, já que as unhas das mão crescem cerca de 3 milímetros por mês. Pode parecer pouco considerando em medidas, mas a olho nu é um número bom principalmente para quem deseja muito que as unhas cresçam rápido(é exatamente como me sinto agora!) . Se quiser saber um pouco mais sobre essa base é só visitar esse post que fiz aqui.

O esmalte incolor da Safire, apesar de ser de tratamento, tem me ajudado a intercalar e tem dado bastante certo. O certo é usar base antes de qualquer esmaltação, mas tenho o hábito de usar esmalte incolor como base porque não diferença alguma. Ambos protegem as unhas e criam camadas entre a unha e a cor que está por vir.

Esse creme da Maru Cosméticos, também já falei sobre ele bem aqui e seus benefícios são muito bons para as unhas e mãos. Com ele reduzi muito minha incessante mania de tirar cutículas. Ainda tiro mas com muito menos frequência, por estarem mais hidratadas, drescem pouco e me permite usar ainda mais duas ou três combinações antes de sacrificá-las com minha mania de de alicate.

O creme da Johnson & Johnson é ideal para o meu tipo de pele que é super seca. Além de usar no corpo após o banho, uso também para hidratar as mãos quando consigo tempinho nessa minha agitada rotina.

Não exagerei nos cuidados para fazer essa postagem, mas como passei por essa experiência, vim trazer para dividir com vocês e quem sabe poder ajudar.

Agora aguardo ansiosamente que minhas queridinhas e tão amadas garras cresçam de pressa mas saudáveis.

Por hoje é só meus amores, qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que terei o maior prazer de esclarecer.

Até a próxima, fiquem com Deus e cuidem bem das garras!


E não esqueçam de me acompanhar nas redes sociais
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Se não manter minhas unhas sempre pintadas, elas começam a lascar, já usei vários fortalecedores e não adiantou, adorei o post, muito bom, bjus

    www.garotadecabelovermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fortalecedores são para fortalecer, assim como o nome sugere.
      Para crescimento seria melhor algo específico.
      Obrigada pela visita.Beijos

      Excluir
  2. Chocada com essas novas informações. Adorei as dicas. Eu instintivamente sempre intercalei a base de fortalecimento com a base normal. Beijooo.
    www.cariocabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito bem. Eu já sabia que era importante, mas nunca segui arisca. Agora será diferente.
      Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  3. caramba ia morrer e nao ia saber disso
    adorei as dicas
    minhas unhas quebram muito e agora to usando essa base verdinha ate que funciona
    bjos
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda informação que podermos trocar é válida. Espero que suas unhas se fortaleçam bem rápido
      Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  4. Gostei.....
    Troco de esmalte toda semana é dificil eu usar fortalecedor nas unhas eu prefiro as bases de cetim.
    Mas é sempre bom seguir o q nos faz bem.
    Vou seguir o seu cronograma.
    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima Mylla.
      Continue exatamente assim.
      Beijos

      Excluir
  5. Menina que dica ótima vc deu, morria sem saber que tinha Cronograma de cuidados para as unhas. Nossa adorei esse informação. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cuidado com as unhas deve se feito sempre, mas de forma moderada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...