5 motivos para não roer as unhas

Vocês sabem que é Onicofagia?
É aquela velha mania de levar as mãos a boca e roer as unhas.


5 motivos para não roer as unhas

Muitos fazem isso em momentos de tensos como: medo, ansiedade, estresse ou até mesmo para simplesmente conseguir pensar em alguma coisa.
Verdade, já conheci alguém que só conseguia achar respostas para determinadas coisas roendo as unhas.
Esse vício incontrolável já é considerado doença entre os médicos, principalmente os psicólogos.
O grande problema é que essa mania incontrolável de roer unhas pode prejudicar a saúde e é exatamente sobre isso que quero falar.
Até meu 15 anos eu roía as unhas compulsivamente. Para meu baile de debutante, tive que colocar unhas artificiais para não fazer feio.
Algum tempo depois, comecei a sentir fortes dores estomacais e, após exames, foi detectado grande volume de resíduos de unhas no tecido estomacal. Eu não as engolia , mas, sem que eu percebesse , resíduos iam para dentro do corpo tendo a saliva como principal meio de locomoção.
A partir daí, parei de roer e descobri minha paixão platônica por tudo que é produto para mãos e unhas.
Sei que posso ter pegado pesado com essa informação sobre a minha experiência, mas é algo que vivi e vim partilhar com o intuído de ajudar quem ainda tem essa necessidade de roer as unhas com 5 motivos para parar de vez:
  1. Nossas unhas contém bactérias que podem causar algumas complicações no organismo, ao roer, sem que perceba, a pessoa acaba ingerindo essas bactérias.
  2. As unhas se tornam quebradiças, frágeis pois nossa saliva contém substâncias que enfraquecem muito as unhas.
  3. A estética das mãos fica muto ruim.
  4. Roer unhas pode causar sérios problemas estomacais e aftas na boca.
  5. A pressão, por menor que seja, que se faz ao roer as unhas desgasta o esmalte e a forma dos dentes. Estudos comprovam que tal desgaste pode ajudar no acúmulo de resíduos nos dentes podendo ajudar na formação de cáries.

E como parar?

Bom. Se você, como eu, já desistiu ao ter essas informações. Parabéns!
Mas se ainda precisa de ajuda, aí vai algumas dicas e produtos que podem ajudar:
  • O grande passo é o comprometimento, se tiver determinada a parar e for firme na decisão, já será um ótimo começo.
  • Avise a galera, poste nas redes sociais e peça ajuda aos amigos para te darem alertas de quando você estiver prestes a roer.
  • Manicure sempre em dia também é uma ótima saída. Afinal gastar o santo dinheirinho e depois estragar aquele trabalho lindo roendo dá uma peninha, não é mesmo? Até pra quem faz sozinha, não vai querer estragar aquilo que levou tempo e dedicação fazendo.
  • Muita paciência. De início, as unhas podem crescer frágeis devido ao grande desgaste com o tempo e o contato excessivo com a saliva. Não desanime, com os cuidados certos elas podem crescer fortes e saudáveis.
  • Aposte em bases que ajudem no fortalecimento e crescimento das unhas. Preferencialmente os que contém vitamina E e B5. Boa pedida também ,são aquelas que contém sabores ruins, o que faz com que você evite colocar as mão na boca.
  • Abuse das suas cores preferidas e combine com os looks que você mais gosta. Os esmaltes são excelentes acessórios.
  • Ande sempre com uma lixa amiga na bolsa, nunca se sabe quando vai subir aquela lasquinha no canto da unha.
  • E por fim hidrate muiiiito as unhas. Abuse dos cremes para mãos e unhas.
Um bom truque para quem está com as mão ocupadas na maior parte do dia é colocar creme nas mão e calçar luvas de látex ou borrachas. Assim hidrata enquanto você faz suas tarefas diárias.
E se nada disso adiantar, procure um profissional de saúde. Você pode estar passando por momentos que te atingem ao ponto de seu maior vício se tornar incontrolável.
Agora me conta aí, você sofre ou conhece alguém que sofre com esse hábito?
Deixa aqui nos comentários pra eu saber e conte o que mais gostaria de saber sobre esse ou outros assuntos relacionados.
Até a próxima meus amores.



E não esqueçam de me acompanhar nas redes sociais
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Ai mulher li esse post com vergonha confesso. Roo a anos e nunca tomei vergonha na cara para parar. Mas juro que vou tentar.

    Beijos,

    Nicole (Nica)
    Why Not?

    ResponderExcluir
  2. EU TINHA CONSEGUIDOOOOOO, só que chegou época de vestibulares e ENEM dai ferrou!
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Odeiooo roer as unhas, então não rola problemas comigo hahhahaha
    Meu problema é que elas quebram sozinhas então só sofro com isso :(

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  4. Que dica super legal...Nunca rui unha, mas achei fortes os argumentos
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus nunca passei por isso, nem mesmo meus filhos ... Achei um ótimo artigo super bem elaborado! Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  6. Eu sofro deste problema, que é roer as unhas e infelizmente não consigo parar, o que eu faço quando vou em eventos é usar postiças mesmo.

    http://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca consegui roer as unhas, mas infelizmente elas sao francas.
    https://fiinaldeoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lu quando eu era criança tinha o hábito de roer as unhas mas hoje graças a Deus não faço mais. Esse hábito não são nada saudáveis pra gente, gostei muito das dicas, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre roí as unhas, desde criança, e ainda continuo roendo. É um hábito horrível, mas é que tenho muita crise de ansiedade. Consigo ficar sem roer por alguns meses, e olha que eu amo esmaltes (tenho mais de 100), além de tudo quanto é tipo de película e acessórios, mas nunca consigo usar.



    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá 💋 eu antes sim que roía, mas graças a Deus deixei de roer já há muito tempo. Mas também é verdade que quando estou nervosa tenho a mania de destroçar alguma unha. . 💋💋 um beijinho

    Blog  |  Instagram  |  Facebook  |  Twitter

    ResponderExcluir
  11. Ótimos motivos para não roer unhas. Dicas legais para parar de roer. Eu graças adeus não faço isso, roer unhas pode ser prejudicial.

    ResponderExcluir
  12. As dicas são excelentes porque isso é bem comum mesmo.
    Antes quando eu era mais nova tinha um vivio permanente , era terrivel! Mas graças a Deus isso acabou.
    Amei o post.

    um beijo

    www.chuvanojardinm.com.br

    ResponderExcluir
  13. não sabia que tinha esse nome
    eu roia muito as unhas
    mas depois que coloquei aparelho neim tem como mais kkk
    bacana saber sobre
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu também roía as unhas, na verdade comecei quando eu tinha uns 11 anos, mas se não me engano a partir dos 15 eu já não roía mais. Não lembro como parei com esse vício, mas foi uma das melhores coisas que já fiz!

    Amei suas dicas e espero que elas ajudem quem esteja precisando <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  15. Confosso que só de ler o título do post já senti calafrios. Sempre fui muito nojenta. Só para ter uma idéia, ando com frasco de alcool gel na mochila para higienização corriqueira. E a primeira coisa que faço ao chegar em algum lugar, é lavar minhas mãos. Roer unhas? Nem pensar. Sem chances. Nunca. Sempre senti horror ao ver pessoas levando as unhas a boca. Corto semanalmente e não remove a cutícula, apenas quando elas saltam nas laterais. Mas evito rasgar a carne, para não deixar exposta as bactérias.
    Enfim, raramente fico doente, mesmo quando surgem epidemias por todos os lados.
    Quando tinha seis anos fui a um laboratório nua dessas visitas escolares e coloquei a mão no microscópio, quase morri de nojo. Aprendi que havia bactérias em todos os cantos, as que nos consome naturalmente e que nos fazem bem e as que nos faz muito mal.
    Cresci com mania de higiene. rs

    bacio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...